Violência, direito e conflitos sociais: possibilidades de extensão e pesquisa na fronteira franco-brasileira

  • Antonio Sabino da Silva Neto Universidade Federal do Amapá, Brasil
  • Carla Estefany Lima Meireles Universidade Federal do Amapá, Brasil.
  • Carlos Alberto Farias Borges
  • Anderson Gabriel Sousa Silva

Resumen

O presente artigo apresenta os resultados do projeto de extensão intitulado “Violência, direito e conflitos sociais: compreendendo a fronteira norte amazônica”. O referido projeto está vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias da Universidade Federal do Amapá, tendo iniciado suas atividades em 17 de abril de 2017, congregando professores e alunos dos cursos do Campus Binacional de Oiapoque. Seu principal objetivo visa propiciar aos seus participantes qualificada incursão sobre a produção de textos voltados ao campo do direito, com interfaces nos estudos sobre conflitos sociais e violência, abordados num viés socioantropológico. A atividade desenvolvida no ano de 2017 objetivou a elaboração de projetos de pesquisa dos alunos participantes. Dentre os projetos, três se destacam com recortes interdisciplinares e são aqui apresentados. O primeiro apresenta um debate relacionado à violência contra a mulher na fronteira franco-brasileira, expondo questões voltadas à ação policial. O segundo vislumbra elucidar as práticas de punição e de administração de conflitos entre indígenas de uma aldeia localizada no baixo rio Oiapoque. Por fim, o terceiro projeto debate questões relacionadas às ações de inteligência da Polícia Federal para coibir crimes transfronteiriços. Nas abordagens implementadas, buscou-se distanciar de problematizações restritas as normas e aos códigos, propondo considerações sobre práticas sociais produzidas a partir de temáticas inovadoras.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor

Antonio Sabino da Silva Neto, Universidade Federal do Amapá, Brasil

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá. Líder do Núcleo de Estudos em Política e Conflitos Sociais (NUPOCS/UNIFAP), Brasil.

Carla Estefany Lima Meireles, Universidade Federal do Amapá, Brasil.

Graduada em História. Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Amapá. Professora de Ensino Fundamental, Brasil.

Citas

Becker, H. S. (2009). Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Bourdieu, P. (2011) O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Editor.

Brito, E. M. (2015). Os Karipuna no Amapá e os desafios para a implantação da Educação Escolar Indígena Diferenciada na Aldeia Espírito Santo. Revista Nanduty. Vol. 3 (4), pp 1-20

Cardoso de oliveira, L R. (2008) Existe Violência Sem Agressão Moral? Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), Vol. 23, pp 135-146.

Cardoso de oliveira, L R. (2011). A dimensão simbólica dos direitos e a análise de conflitos. Revista de Antropologia (USP Impresso), Vol 53, pp.pp 451-473.

Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Presidência da República Casa Civil Sub-Sofia, para assuntos jurídicos Promulgada em 05 de outubro de 1988

Decreto n. 5.051. Promulga a Convenção n. 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT sobre povos indígenas e Tribais. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil de 19 de abril de 2004.

Decreto-lei 11.340. Diário Oficial da República Federativa do Brasil de 8 de agosto de 2006.

Dos Santos, M.J. (2017). Circulação entre as universidades do platô das guianas para a formação profissional e internacionalização: propostas transfronteiriças. Práticas em Gestão Pública Universitária, 1(2). Recuperado: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/3744

FUNAI. (2015). Relatório de dados do ano de 2015. Oiapoque: FUNAI Oiapoque.

FUNAI. (2017). Relatório de dados do ano de 2017. Oiapoque: FUNAI Oiapoque.

IBGE. (2016). Cidades. Brasília. Censo 2016.

IEPÉ. (2003) Povos indígenas no Amapá e Norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam? Macapá: Iepé.

Lei n. 6001. Dispõem sobre o Estatuto do Índio de 19 de dezembro de 1973.

Lei nº 1996. LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. 1996

Magnani, I. (2002) Ensino, pesquisa, extensão e a nova tipologia do ensino superior brasileiro. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25, Caxambu.

Moita, F. M. G. da S. C., Andrade, F. C. (2009). Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissiciabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação. Vol 14, pp 1-20.

Ruffaldi, N., & Spires, R. (2004) Currículo de Ensino Fundamental nas Escolas Indígenas Karipuna e Galibi-Marworno no Município de Oiapoque.

VidaL, F. (2010). História da aldeia Kunanã. Artigo elaborado como exigência para a obtenção da graduação em licenciatura indígena – habilitação em ciências humanas, pela universidade Federal do Amapá. Macapá: UNIFAP.

Vidal, L. B. (2009) Povos indígenas do Baixo Oiapoque: O encontro das águas, o encruzo dos saberes e a arte de viver. Museu do índio. Macapá: Iepé.
Publicado
2021-02-07
Cómo citar
da Silva Neto, A., Lima Meireles, C., Farias Borges, C., & Sousa Silva, A. (2021). Violência, direito e conflitos sociais: possibilidades de extensão e pesquisa na fronteira franco-brasileira. Orange Journal, 1(2), 29-38. Recuperado a partir de https://www.orangejournal.info/index.php/orange/article/view/9
Sección
Artículos